Gana vence e tira EUA da Copa

Gana está fazendo história na Copa do Mundo 2010. Foi a única seleção africana a passar para as oitavas-de-finais. E neste sábado, 26, o time ganês foi mais longe. Uma vitória sobre os EUA por 2×1, na prorrogação, fez com que o time passasse para as quartas-de-finais do mundial. Agora, Gana vai enfrentar o Uruguai.

O time de Gana entrou em campo de forma surpreendente. Bem postado tecnicamente em campo, foi para cima dos EUA e abriu o placar aos cinco minutos. Prince Boateng recebeu na frente da área e chutou rasteiro no canto direito do goleiro. Os EUA só reagiu depois dos 15 minutos de jogo. Aos poucos foi equilibrando a partida. Gana se fechou bem para segurar o resultado. Cada equipe ainda teve uma chance de marcar no primeiro tempo. Aos 34 minutos, Findley entrou livre na área e chutou para a defesa do goleiro ganês, com o pé. Dois minutos depois, Gana respondeu. Após bobeira da zaga americana, Asamoah chutou e o goleiro Howard salvou com o pé.

No segundo tempo, o time americano começou em cima. Logo no primeiro minuto, Altidore ajeitou para Feilhaber que chutou em cima do goleiro Kingson. Aos 15  minutos, Dempsey driblou o zagueiro e quando entrou na área foi derrubado por Jonhantan. Na cobrança, Donovan chutou no canto esquerdo do goleiro. A bola ainda tocou na trave antes de parar no fundo das redes. Gana não reagia e o time americano era o único a cria. Aos poucos o jogo foi caindo de nível técnico. Aos 35 minutos, Altidore ganhou do zagueiro e mesmo caído tocou por cima do goleiro, mas a bola foi para fora. Foi a última grande chance do tempo normal.

Com o empate, o jogo foi para a prorrogação. E logo aos dois minutos da primeira etapa, Gana desempatou o jogo. Após lançamento longo, Gyan ganhou dividida com Bocanegra, entrou na área e chutou por cima do goleiro para o fundo das redes. Os americanos responderam com um chute de Feilhaber que desviou no zagueiro e foi para escanteio. Porém o time americano não teve forças para reagir e empatar na primeira etapa.

O Segundo tempo da prorrogação começou morno. Mas nos minutos finais ficou emocionante. Os EUA partiram com tudo em busca do empate. Gana se defendeu na raça. Até o goleiro americano Howard foi para o ataque, mas não conseguiu ajudar sua seleção. E com muita força e determinação, Gana confirmou sua vaga nas oitavas-de-finais.

Opinião

Foi um jogo equilibrado. Tinha que ser decidido no detalhe. E foi. Uma bobeira da defesa americana fez com que Gyan aparecesse livre para dá a vitória à Gana. O Time africano surpreendeu com a postura tática e o toque de bola envolvente que lhe fez superior no primeiro tempo do jogo. Mas os EUA soube se recuperar e dominou o segundo tempo. Mas só teve competência para empatar. Na prorrogação, as duas equipes estavam cansadas e passsaram a jogar na base da raça. Aí Gana se deu melhor, pois fez um gol no início e usou do fato de ter mais vigor fisíco para garantir a vaga. Parabéns aos ganeses pela classificação. O time americano está de parabéns pela boa campanha até aqui.

Nas quartas-de-finais, Gana jogará na próxima sexta-feira, 02, contra o Uruguai às 15h30 no estádio Elis Park , em Joanesburgo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: