Santa Cruz perde e está eliminado

O Santa Cruz segue seu pesadelo. O Tricolor mais uma vez é eliminado da Série D. E o Sonho de voltar à Série C ficou para 2011. Desta vez o time coral perdeu para o Guarany-CE por 2×0 e está fora da competição.

O Tricolor do Arruda veio com um esquema defensivo. Precisava do empate. E o time coral começou indo ao ataque. Logo aos dois minutos Joélson chutou de fora da área e Vantuir fez uma firma defesa. Mas o Guarany-CE descobriu um espaço na marcação e passou a jogar no contra-ataque. E foi assim que a equipe cearense acabou sendo bem mais perigosa. Danilo Pitbull perdeu duas grandes chances. Mas na terceira ele não desperdiçou. Aos 19 minutos, Joélson deu bobeira e ficou reclamando de falta não marcada. O juiz marcou infração do atacante tricolor, a defesa cearense bateu rápido e armou o contra-ataque. Danilo Pitbull foi lançado e na saída de Tutti mandou para o fundo do gol.

O Santa tentou chegar na base do toque de bola, mas nenhum dos dois meias conseguiam criar. Assim, o tricolor não conseguiu criar nenhuma oportunidade de perigo e que fizesse merecer o empate. O Guarany-CE não teve competência na hora de finalizar e não ampliou o marcador.

No segundo tempo, o Santa voltou com duas alterações que deixavam a equipe mais ofensiva. Porém foi o Guarany que atacou primeiro. Aliás foi um pressão cearense. Logo no primeiro minuto, Bismarck chutou e Tutti fez grande defesa. Depois mais três chances foram disperdiçadas. A primeira foi um chute na trave. E depois duas bolas em um único lance. Danilo Pitbull chutou, a bola explodiu na trave no rebote Jean chutou e Tutti fez grande defesa. O Santa continuava perdido em campo e não conseguia reagir. O único lance tricolor de perigo foi um chute de Alysson que desviou na zaga e passou perto da trave. O Técnico do Guarany tirou Danilo Pitbull para colocar Leo Olinda. Enganou-se quem pensou que a pressão diminuiria com a saída do melhor jogador da partida. Leo Olinda entrou para comandar a vitória cearense.

E aos 33 minutos a alteração surtiu um efeito fatal. Leo Olinda recebeu a bola e de fora da área chutou. A bola explodiu no travessão e caiu dentro do gol. Era o segundo gol do Guarany. Era o fim do sonho e o reinício do pesadelo tricolor. Abatido, o Santa Cruz não encontrava forças para reagir. Aos 37 minutos as coisas pioraram para o Santa Cruz. Tutti saiu da área para salvar o terceiro gol e acabou derrubando Leo Olinda. O juiz, corretamente, mostrou o cartão vermelho. Como o Santa tinha feito as três alterações, o meia Élvis assumiu a função de goleiro. E ele ainda fez uma boa defesa aos 41 minutos em mais um chute de Leo Olinda. Os minutos forams se passando e a tristeza batendo na torcida tricolor presente no estádio e com certeza nos que ficaram no Recife. Era o fim oficial do sonho de subir para a Série C.

 

Opinião

O Santa mereceu perder e o placar foi pequeno perto do que se viu. O Santa jogou muito mal, entrou com postura defensiva, mas errou muito na marcação e deu espaço para os contra-ataques. Permitiu que Danilo Pitbull no primeiro tempo, e Leo Olinda, no segundo, mandassem no jogo. O Tricolor não criou, poucas foram as finalizações. Tutti foi disparado o melhor do Santa em campo, arrisco até dizer que foi o único a jogar bem no tricolor. Se não fosse ele, o Santa seria goleado e humilhado em Sobral.

É claro que é inadimissível que o time se comporte tão mal numa partida tão decisiva. Mas essa eliminação é o retrato da falta de planejamento tricolor. Foi uma classificação suada para a segunda fase. E agora esbarrou em um time que se comportou melhor e mereceu vencer. Se tivesse planejado melhor, contratado melhor, o Santa poderia ainda está sonhando com a vaga na Série C. Espero que sirva de exemplo e que os dirigentes que continuarem aà frente do clube possam fazer um trabalho melhor em 2011.

O Torcedor tricolor não merece passar por esta situação. Fez seu papel, lotou o Arruda. Não é mole colocar 50 mil torcedores em um jogo da Série D. Porém não foi correspondido. O time não correspondeu em campo, a diretoria não fez o seu papel fora de campo. E só quem paga é o torcedor que fica sofrendo. É o quinto ano decepcionante para os tricolores. Mas o Santa é grande e vai reagir. Quando? Só Deus sabe, mas essa torcida vai ter todo seu esforço recompensado um dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: