Náutico vence clássico e tira invencibilidade do Santa

O Náutico venceu o primeiro Clássico das Emoções do Campeonato Pernambucano. O Timbu saiu perdendo, virou o jogo e venceu por 3×1. Com isso o Santa Cruz perdeu a invencibilidade e a liderança do Campeonato Pernambucano. Agora o time tricolor é o 2º colocado com 18 pontos. Já o Náutico segue na 4ª posição alcançando a marca de 14 pontos ganhos.

O Clássico começou com o Santa Cruz saindo na frente do placar. Logo aos três minutos, Jackson cruzou e Thiago Cunha apareceu, livre, na área e cabeceçou no contrapé de Gledson. O Náutico voltou a mostrar fragilidade na marcação do artilheiro do campeonato e por pouco o tricolor não faz o segundo gol rapidamente. Aos seis minutos, Thiago Cunha foi lançado e cara a cara com Glédson tentou encobrir o goleiro alvirrubro, mas a bola foi por cima do gol para tiro de meta. Aos poucos o Náutico foi tocando a bola e chegando ao ataque. Aos 13 minutos, Eduardo Ramos fez grande jogada, driblou dois adversários e chutou para grande defesa de Thiago Cardoso. No minuto seguinte o time alvirrubro empatou a partida. O mesmo Eduardo Ramos cobrou escanteio, Walter escorou, de cabeça, e Ricardo Xavier apareceu livre para cabecear para o fundo do gol e deixar tudo igual nos Aflitos.

O Santa Cruz sentiu o golpe sofrido com o gol do empate. E o Náutico exerceu o domínio da partida. Aos 17 minutos, Bruno Meneghel fez boa joagada e tocou para Eduardo Ramos que chutou cruzado, mas errado. Aos 20 minutos, Bruno Meneghel cruzou, Ricardo Xavier ajeitou e William chutou, mas Tiago Cardoso fez outra boa defesa, salvando o Santa Cruz. A partir daí o jogo diminuiu um pouco o ritmo, ficou mais equilibrado. As equipes buscavam atacar, mas não conseguiam chegar com perigo ao ataque e o empate permaneceu até o intervalo do jogo.

O Segundo tempo começou muito truncado e equilibrado. As equipes encontravam dificuldades para chegar ao gol. A primeira finalização do Santa foi um chute fraco de Alexandre aos nove minutos, fácil para a defesa de Gledson. O Náutico só chegou aos 17 minutos quando Derley ajeitou para Bruno Meneghel, na entrada da área. Mas o atacante alvirrubro chutou mal para fora.

Eis que um lance aos 23 minutos mudou a rotina do jogo. Thiago Matias foi derrubado na área de ataque por Ricardo Xavier. Mas o juiz Nielson Nogueira Dias não marcou pênalti para desespero dos jogadores do Santa Cruz. A partir daí o time tricolor ficou nervoso. No minuto seguinte o goleiro Tiago Cardoso acabou saindo de campo machucado. Deu lugar à André Zuba. E para piorar a situação o Náutico virou o jogo aos 25 minutos. Derley arrancou pela lateral, driblou dois zagueiros e chutou no ângulo de André Zuba, um golaço.

O Náutico se empolgou junto com a torcida. E o Santa ficou ainda mais nervoso. Aos 32 minutos, outro lance polêmico. Eduardo Ramos fez grande jogada e chutou, André Zuba espalmou e a bola sobrou para Ricardo Xavier, o goleiro tricolor colocou a mão no joelho do jogador alvirrubro que caiu na área. O juiz marcou pênalti. Na cobrança, Bruno Meneghel bateu forte no meio do gol, sem chances para André Zuba. A partir daí o Náutico administrou o resultado e tentou ampliar aproveitando-se do desespero do Santa.

O Jogo ficou muito nervoso e mais truncado nos minutos finais. Aos 44 minutos, Nielso Nogueira Dias expulsou Elicarlos, do Náutico, e Thiago Cunha do Santa Cruz após dividida. Completamente desestabilizado o Santa não teve forças para reagir e ainda viu o meia Weslley ser expulso por reclamação. Restou ao Náutico celebrar a vitória e ao Santa reclamar do árbitro após o apito final.

 

Opinião

Resultado merecido. O Náutico foi um pouco superior ao Santa Cruz e mereceu a vitória. O time alvirrubro levou mais perigo à meta adversária e teve mais volume de jogo. O Santa Cruz não soube administrar a vantagem, se deixou se pressionado, sentiu o gol do empate e por fim se desestabilizou completamente ao não ter um pênalti marcado à seu favor. O time se perdeu emocionalmente em campo e facilitou ainda mais as coisas para o timbu.

O Náutico surpreendeu na escalação com um 4-4-2. Apresentou falhas de marcação, principalmente no primeiro tempo quando Elicarlos e Derley se perderam no revezamento na lateral-direita e a zaga não conseguia marcar Thiago Cunha. Mas o time mostrou ter jogadores de qualidade, soube tocar bem a bola e dominar a partida, principalmente no primeiro tempo. Soube também explorar os erros do adversário. Eduardo Ramos e Derley fizeram a diferença. Mostraram qualidade individual e coletiva e comandaram o time na virada para cima do Santa.

Já o time tricolor começou surpreendendo ao abrir o placar nos primeiros minutos. Mas o time recuou, esperando o Náutico para sair no contra-ataque. Teve a chance de fazer 2×0 e não aproveitou. Sentiu o golpe do gol de empate. Voltou bem para o segundo tempo, mas se desestabilizou ao não ter um pênalti não marcado a seu favor. Um time que liderava o campeonato com um grande campanha, tinha folga na liderança e poderia se dá por satisfeito com o empate no clássico, jamais poderia se descontrolar emocionalmente tanto quanto aconteceu. Faltou tranquilidade, faltou alguém dentro de campo que acalmasse o time. Talvez o resultado teria sido outro se o time não ficasse tão nervoso na reta final da partida. Zé Teodoro foi consciente em sua coletiva e vai ter que trabalhar o lado emocional do grupo. Perder um clássico é ruim, mas não é o fim do mundo não. O time tem futebol suficiente para reagir na competição e brigar por uma das quatro vagas. Mas precisa se acalmar.

Da arbitragem vou falar em um texto separado. Apenas deixar claro que apesar de ter cometido erros graves, não pode ser responsabilizado pelo resultado. Tenho o pensamento que pênalti não marcado não pode ser usado como desculpa para derrota. Afinal ninguém sabe se ele seria convertido. O Santa ficou nervoso, desnecessariamente, e não soube superar um erro do árbitro.

Na próxima rodada o Náutico joga na quarta-feira, 02, contra o Ypiranga às 21hs no estádio dos Aflitos. Já o Santa Cruz volta à campo na quinta-feira, 03, às 20hs contra o Porto, em Caruaru.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: